segunda-feira, 4 de março de 2019

Leão Azul - A Origem do Mascote do Clube do Remo


No dia 30 de janeiro de 1944, o Clube do Remo venceu um amistoso contra o São Cristóvão-RJ por 1x0, gol de Pinhegas.

O São Cristóvão, então uma era forte equipe do futebol carioca, na temporada anterior (1943) havia sido campeão do Torneio Municipal e ficado na 3ª colocação no Campeonato Carioca, à época os principais campeonatos do país. 

Os cariocas estavam até então invictos na sua passagem por Belém, venceram a Tuna Luso por 1x0 (dia 21), empataram com o Paysandu em 2x2 (dia 23) e venceram o Transviário por 4x2 (dia 27).

Contra esta equipe, o Remo fez uma partida disputadíssima em que prevaleceu sua garra e determinação. 

Então, o jornalista Edgar Proença, que dá o nome oficial ao Estádio Mangueirão, em sua crônica sobre a partida no jornal O Estado do Pará, se referiu da seguinte forma:

"Como um verdadeiro Leão Azul de garras aduncas, o Clube do Remo foi a própria alma da cidade."


A partir de então, tal adjetivo se popularizou entre a torcida e a crônica esportiva paraense porque caracterizava o estilo da equipe remista, passando a ser o verdadeiro sinônimo do clube.

Fato curioso é que naquela equipe do São Cristóvão, figurava no gol o uruguaio Véliz, que na década seguinte se tornaria ídolo remista.

Assim jogaram as equipes naquele dia:

Remo: Simeão, Coelho e Expedito; Rubens, Pelado e Emanuel; Vavá, Pinhegas, Cláudio, Trindade e Boró.

São Cristóvão: Véliz, Pelado e Augusto; Bianchi, Papetti e Castanheira; Santo Cristo, Alfredo, João Pinto, Nestor e Walfredo.

Leão de Pedra


Mais tarde o Estádio Baenão ganharia uma estátua do Leão Azul, dentro do gramado próximo a um dos escanteios. A peça foi doada por um torcedor, José Brito Gomes de Souza, e veio do Amapá para o Baenão.

Leão sendo 'benzido' pela torcedora símbolo Beth Cheirosinha, uma das principais erveiras do ver-o-peso

Leão Malino


O Leão Malino é o personagem que acompanha o elenco na entrada dos jogos no gramado e junto com as animadoras Leoas Azulinas fazem agitação da torcida. Ele foi criado pela torcida em 2014 e seu nome foi escolhido em uma enquete. Ele também participa das ações sociais e de marketing do clube.

O Malino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário