sexta-feira, 19 de julho de 2019

Remo 7 x 0 Paysandu - Campeonato Paraense 1926

Da esquerda para a direita. Adriano Guimarães, Pedro Silva (Doca), Moacyr, Olavo Martins Leoncio, Manoel (Preá), Emílio Fiúza de Melo, Beranger Norat, Fulton de Paula e Eldonor Lima. Ruy Mendes não aparece na foto. Imagem do livro: História do Clube do Remo, Ernesto Cruz, 1969.

A era amadora do futebol paraense durou até 1946, quando foi disputado o primeiro campeonato da era profissional. Até então, os jogadores não recebiam salários para atuar por suas equipes, era a época dos sportman. O futebol era muito diferente, não existiam treinadores, eram os capitães das equipes quem dirigiam os treinamentos, montavam a equipe titular e ainda jogavam. Os 11 que disputam as partidas como titulares constituíam a chamada equipe principal, o primeiro quadro. Os demais eram chamados de segundo quadro e também disputavam o campeonato, em partidas paralelas ao jogo dos primeiros quadros.

O campeonato de segundos quadros era uma espécie de vitrine para os novos jogadores que buscavam seu espaço na equipe principal. Era como um campeonato de aspirantes, disputado em paralelo ao campeonato dos titulares. Lembrando que naquela época não existia divisões de base e todas as equipes tinham os seus primeiros e segundos quadros, pois quando havia uma partida, sempre existia a rodada dupla: primeiros quadros de A x primeiros quadros de B e segundos quadros de A x segundos quadros de B. Esse era o regulamento do futebol praticado naquela época.

Foi no dia 16 de janeiro de 1927, em partida válida pelo Campeonato Paraense de 1926, que se enfrentaram no campo da Curuzú, Remo e Paysandu. A partida dos primeiros quadros foi cheia de incidentes, com muitas brigas e agressões nas arquibancadas, como relatam livros e os jornais da época. Quando o time do Paysandu abandonou a partida, o placar estava 4 a 2 para o Clube do Remo. Entretanto, foi na partida dos segundos quadros, que houve o registro da primeira goleada por 7 a 0 no Clássico Rei da Amazônia.

16/01/1927
Campeonato Paraense de 1926
Estádio da Curuzú
Árbitro: Lauro Tavares da Luz
Remo (2º Quadro): Eldonor, Romeu e Beranger; Dudu, Fiuza e Fulton de Paula; Adriano Guimarães, Dedé Pamplona, Moacyr, Cordeiro e Leôncio.
Paysandu (2º Quadro): Ovídio, Druso e Rhossard; Louchards, Aluizio e Antonico; Brasileo, Dedé, Jaufret II, Gonçalves e Nenê.
Gols: Dedé Pamplona (4), Cordeiro (2) e Moacyr (1)

Fonte: Remo x Paysandu, 700 Jogos. O clássico mais disputado do futebol mundial. Ferreira da Costa, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário